A Voz da Profecia nasceu em 1943 e durante esses longos anos se tornou referência em programa religioso no Brasil. Seu quarteto Arautos do Rei iniciou seus trabalhos no Brasil em 1962. Sua mensagem é anunciar a volta de Jesus até a sua vinda.

sexta-feira, 16 de março de 2012

A VOZ SOA PELO BRASIL

Pr. Roberto Mendes Rabelo, primeiro orador da Voz da Profecia no Brasil


A Voz soa pelo Brasil

        Em 1942, em plena época das agonias da II Guerra mundial, nascia a idéia de termos o programa "A Voz da Profecia" no Brasil.
        “Os resultados são tão animadores que parece haver chegado o tempo de a denominação utilizá-lo em muito maior escala para fazer soar a divina mensagem de advertência para este tempo por todos os recantos da América do Norte.” disse o Pr. R.R. Figuhr, presidente da Divisão Sul Americana da IASD, em 1942.
        Ele estava entusiasmado com os resultados que a igreja vinha obtendo por causa do rádio. Em seis meses de transmissão de costa a costa, mais de trinta mil pessoas solicitaram estudos bíblicos. E ele continua: “Parece ser evidente que Deus nos está guiando nessa vasta obra pelo rádio.”
           Mas o ano de 1942 passou e o programa não iniciou.
         Os preparativos para o programa entrar no ar continuaram e o principal orador para o programa foi escolhido: Pr. Roberto Mendes Rabelo, que seria auxiliado pelo Pr. João Linhares.
         Nesta mesma época foi escolhido o orador para o programa em espanhol, um cubano, o irmão Bráulio Perez, que seria auxiliado por um peruano, o irmão Merardo Leon.    

Equipe de línguas estrangeiras na Voice of Prophecy. Ao centro o Pr. Roberto Rabelo, e ao seu lado esquerdo o Pr. Bráulio Peres, orador do programa em espanhol.

A EXPECTATIVA PELO INÍCIO DAS TRANSMISSÕES

          O entusiasmo era grande. Os planos estavam caminhando como esperado. E finalmente em março de 1943 parecia que no mês seguinte seria iniciada as transmissões do programa A Voz da Profecia no Brasil.
        O desejo de que o programa estivesse no ar fez com que a Revista Adventista anuncia-se – “Chegou-nos enfim a lista das estações de rádio brasileiras que irradiam os programa da “Voz da Profecia”. Parece que a Voz já estava soando nas rádios brasileiras, mas ainda era um sonho que começava a se tornar realidade.



Página da Revista Adventista de Março de 1943 que apresenta as 
primeiras emissoras de rádio que transmitiriam o programa "Voz da Profecia" no Brasil.

Em agosto de 1943 o programa ainda não havia entrado no ar. Foi então formada uma comissão do Rádio na Divisão Sul-Americana, tendo como diretor o Pr. L. H. Lindbeck.
        Nessa época o programa já podia ser ouvido em espanhol em quatro emissoras de rádio na Argentina: Rádio Excelsior, LR-5 em Buenos Aires; Rádio Rosário, LR-8 em Rosário; Rádio Atlântica em Mar del Plata e Rádio Comodoro Rivadávia em Comodoro Rivadávia.
        O apelo era para que a igreja orasse para que o programa também entrasse no ar o mais breve possível no Brasil. O Pr. Lindbeck ainda escreveu – “Quão gratos devemos ser por haver Deus providenciado o rádio como novo instrumento para abreviar a finalização de sua obra.”

Enquanto isso nos Estados Unidos...

Em 1941 o Pr. Roberto M. Rabello havia sido convidado a estudar no Pacific Union College, uma instituição no norte da Califórnia. Este havia sido um sonho de infância do Pr. Rabello que com pouco mais de 11 anos ao visitar Porto Alegre encontrou-se com alguns pregadores norte-americanos. O seu desejo desde aquela época era aprender inglês. E agora o seu sonho estava realizado.
        O seu trabalho no colégio era simples, mas Deus o abençoava.
        Numa tarde de 1942, estava trabalhando na hora do colégio, quando o gerente o chamou ao escritório e lhe disse:
        “A Associação Geral pede-lhe chegar à sede da Voz da Profecia em Glendale (próximo a Los Angeles). Lá eles vão dizer-lhe o que fazer. Aqui está o dinheiro para as despesas da viagem.”
        Na verdade outros foram chamados para fazer um teste de voz para ser orador da Voz da Profecia. Entre estes estavam os pastores João Linhares e Henrique Stoehr.
        Ao testarem a voz do Pr. Rabello, o secretário da Associação Geral, Pr. W. P. Bradley disse-lhe: “O irmão foi escolhido para preparar e gravar programas para o Brasil.”
        Ele tinha uma linda voz, mas nenhuma experiência. Por isso foi instruído a traduzir os programas do Pr. Richards, o fundador da Voz da Profecia nos EUA. Não foi fácil conciliar o estudo e o trabalho. Ele teve que faltar em muitas aulas. As faltas eram justificadas, mas quando chegavam os exames semestrais ele tinha que saber a matéria. Por isso, que mesmo cansado ele dedicava muitas horas da noite ao estudo.
        A música dos programas seriam apresentadas pelo quarteto americano “King’s Heralds”. E como eles não conheciam nada do português era necessário ensinar-lhes a pronúncia de cada palavra. A aprendizagem requeria horas e horas de ensaio.
        Mas finalmente depois de muito trabalho, 52 programas estavam prontos. Era o início de 1943. Os discos foram prensados e remetidos para o Brasil.



Pastores que iniciaram a Voz da Profecia. 
Da esquerda para a direita: W. P. Bradley, João Linhares, Roberto Rabello e H. G. Stoehr.

A VOZ SOA NO BRASIL


Finalmente no dia 26 de setembro de 1943 foi ao ar o primeiro programa “A Voz da Profecia” em terras brasileiras.

“Servos de Deus a buzina tocai, Jesus em breve virrá.” O sotaque  americano era evidente, pois as músicas eram cantadas pelo quarteto americano King’s Heralds.
“A todo o mundo a mensagem levai, Jesus em breve virá.”
“Breve virá, breve virá. Jesus em breve virá.”
“Apresentamos o programa da Voz da Profecia. Uma voz clamando no deserto destes últimos dias: preparai o caminho do Senhor.” Assim anunciou H.G. Stoher.
“Breve virá, breve virá. Jesus em breve virá.”
“Saudações as Américas e as pessoas de todas as terras.
Sete emissoras iniciaram as transmissões em sete cidades brasileiras: Aracaju, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Vitória, Rio de Janeiro e Ribeirão Preto.

Página da Revista Adventista de Outubro de 1943 com a
lista de emissoras que irradiaram o programa A Voz da Profecia.

A Revista Adventista de Outubro assim noticiou o fato:
“Com muito prazer é que anunciamos, afinal, ser agora um fato a irradiação da mensagem adventista pelo rádio, na rede ‘A Voz da Profecia’.”
Informava as emissoras que transmitiram os programas, a freqüência, dia e hora. Mas um dado importante é que noticiou as datas em que cada rádio iniciou a transmissão dos programas.


Rádios que iniciaram as transmissões no dia 26 de setembro
Rádio Difusora
PRF-3 São Paulo   930
(Ondas Curtas e longas)
Domingos
11:00
Rádio Guarani
PRH-6 Belo Horizonte   1340
Domingos
12:15
Rádio Clube do Espírito Santo
PRI-9 Vitória   1350
Domingos
18:30
Rádio Difusora de Sergipe
PRJ-6 Aracajú    630
Domingos
18:30
Rádio Clube Paranaense
PRB-2 Curitiba   1420
Domingos
19:00
Rádio Clube de Ribeirão Preto
PRA-7 Ribeirão Preto   730
Domingos
21:00
Rádio Clube do Brasil
PRA-3 Rio   860
Domingos
21:30





A história mostra que o primeiro lugar a transmitir o programa foi a cidade de São Paulo, no domingo, dia 26 de setembro de 1943, às 11:00 da manhã. Mas qual foi a primeira casa, ou a primeira pessoa, ou a primeira família a ouvir o programa, só será revelado no Céu. Especialmente porque essa primeira transmissão foi em Ondas Curtas e Longas que possivelmente tenham atingido muitos estados brasileiros e até mesmo outros países. Que grande início para aquele que seria o programa evangélico a atingir todo o país.

Mas outras emissoras começaram a transmitir o programa. Veja outras emissoras e as datas que iniciaram as transmissões:

Rádio
Dia de Transmissão
Horário
Data do Início das Transmissões
Rádio Sociedade de Juiz de Fora
PRB-3 Juiz de fora   1.010
Terças-feiras
21:00
28 de Setembro de 1943
Rádio Clube de Santos
PRB-4 Santos   1450
Sextas-feiras
19:30
01 de Outubro de 1943
Rádio Clube de Pernambuco
PRA-8 Recife   720
Sábados
19:20
02 de Outubro de 1943
Ceará Rádio Clube
PRE-9 Fortaleza   1.320
Domingos
13:00
03 de Outubro de 1943
Rádio Sociedade da Baía
PRA-4 São Salvador (Salvador-Bahia)   740
Domingos
19:00
03 de Outubro de 1943
Rádio Clube do Pará
PRC-5 Belém   670
Domingos
19:30
03 de Outubro de 1943
Rádio Farroupilha
PRH-2 Porto Alegre   600
Segundas-feiras
19:00
04 de Outubro de 1943



Agora, com estas outras emissoras entrando no ar, no início do mês de outubro de 1943, já tínhamos 14 emissoras transmitindo o programa. Chamou-me a atenção o fato de três destas emissoras estarem no estado de São Paulo. De fato o uso do rádio foi um fator primordial que fez com que a obra crescesse tanto neste estado. 

Gravação do programa nos EUA. Ao microfone Roberto Rabello, 
à esquerda, e Paulo Stoehr, anunciador, à direita. Ao lado o 
quarteto americano “The King’s Heralds”.


Primeiro programa da Voz da Profecia que foi ao ar no dia 26/09/1943.

Conheça um pouco mais dessa história lendo o livro


Nenhum comentário:

Postar um comentário